Amigos corredores

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Desafio Nike 600k - Parte I



Nike 600K – Corrida SP/RJ
Largada: Ocorreu no dia 22 de outubro de 2009 no Obelisco do Parque Ibirapuera em São Paulo/SP

Chegada: Foi na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro/RJ no dia 25 de outubro de 2009.

Participantes: Limitados a 20 equipes mistas com 12 corredores cada, sendo 10 titulares (no mínimo com 3 mulheres) e 2 reservas (um pra cada sexo). As equipes foram selecionadas através de assessorias esportivas recrutadas pela Nike. Foram 8 equipes de SP, 4 do RJ, e 4 regionais: Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Uma das equipes foi composta por vencedores de desafios do Nike+. As outras 3 equipes foram especiais designadas pela Nike.

Critérios de Seleção / Inscrições: Somente foram aceitos corredores amadores. Para se candidatar foi exigida uma qualificação mínima. Todos corredores deveriam estar habilitados a correr com pace (ritmo) mínimo de 5 minutos por Km. Para homens foram aceitos apenas corredores que façam os 10K em menos de 45 minutos. A avaliação foi realizada pelas assessorias esportivas.

Percurso e Altimetria: O percurso de 600Km saiu de SP e foi para o Rio descendo a Serra do Mar, passando por asfalto, terra, mata. O percurso foi inovador e incluiu as belas paisagens da rodovia Rio-Santos e dos litorais paulista e fluminense até a linha de chegada, na praia de Ipanema. A cada noite, os participantes foram acomodados nos três pontos de parada do roteiro, conhecidos como Nike Villages. Uau! Descida de 800 m em 40 Km!!

Revezamento: Em cada dia de prova as equipes correram durante 17 horas, no máximo. Cada corredor percorreu de 7 Km a cada revezamento. Cada corredor foi acionado três vezes por dia, ou seja, percorrendo aproximadamente 21 Km. Foi uma meia maratona por dia! Cada time percorreu por dia aproximadamente 200 Km. Para finalizar, no quarto dia, após a chegada na Barra da Tijuca no Rio, os corredores participaram de um sprint final de 10K, só pra fechar com chave de ouro!

Infra: A Nike proporcionará a maior estrutura de apoio já utilizada em corridas no Brasil. Cada equipe receberá toda a infraestrutura necessária de apoio: carro, van, moto, etc. Cada corredor recebeu todos os materias esportivos necessários para o desafio. (show!!). Além disso, nas Nike Villages os corredores receberam tudo que precisaram para um descanso restaurador, com alimentação saudável, médicos, fisioterapeutas, etc.

Tecnologia: Foram usados os produtos da linha Running Performance da Nike, além de monitoramento via o sistema Nike+. Todos atletas foram monitorados em tempo real pelos dispositivos Nike+ nos tênis.

Corrida com Consciência Social: Além de desafiar os limites humanos, a Corrida SP – RJ, Desafio dos 600K também se solidariza com uma causa social ligada ao esporte. Em parceria com a Rede Esporte pela Mudança Social, um programa da Organização das Nações Unidas (ONU), cada um dos 600 quilômetros do percurso foi vendido para arrecadar fundos para os projetos que usam a atividade esportiva como combate à pobreza e à desigualdade.

Fonte: www.podcorrer.com (texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar correndo por aqui! Deixe sua marca, se quiser.