Amigos corredores

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ironman - Parte I

Ironman é uma modalidade de triatlo de longas distâncias compreendendo aproximadamente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.
Esta modalidade extremamente exigente de triatlo foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para encerrar uma discussão surgida durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida do Havaí sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente a saber: the Waikiki Rothwater Swim que compreendia aproximadamente 3,8 km de natação, a the Around-Oahu Bike Race que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180 km de bicicleta e a Maratona de Honolulu. Collins então disse: "Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro".
No dia 18 de fevereiro de 1978, em pleno verão havaiano, ele e mais 14 pessoas realizaram a primeira prova Ironman, após tempo dado para treinarem.
O primeiro "homem de ferro" nadou os 3,8 km em 1 hr e 20 min pedalou os 180 km em 6:56 h e finalizou com uma maratona em 3:30 h, totalizando 11:46:40 h de prova. Dos 15 participantes que iniciaram, 12 completaram a prova.
O evento que transformou o Ironman e o tornou famoso aconteceu em 1982, graças ao programa "Wide World of Sports", da NBC Americana. Naquele ano, o programa mostrou o drama da prova feminina, quando Julie Moss e Kathleen McCartney disputaram a vitória até a linha de chegada, com McCartney ultrapassando Moss a meros 15 pés (aprox 25 metros) da linha de chegada. As cenas das duas atletas sucumbindo às caimbras, caindo repetidas vezes, tentando vencer a fadiga, em um espetáculo de superação e drama, correram os Estados Unidos e tornaram o Ironman famoso em todo o mundo.
O episódio Moss-McCartney transformou o Triatlo. Em 1982 apenas 386 atletas estavam inscritos no Ironman. Hoje, mais de 25 anos depois, cerca de 200.000 pessoas competem em provas de triatlo nos Estados Unidos apenas (fonte: USA Triathlon).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ironman_Triathlon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar correndo por aqui! Deixe sua marca, se quiser.