Amigos corredores

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Volta à Ilha


É uma corrida de revezamento, criada em 1996, com o objetivo de dar uma volta completa à ilha de Florianópolis, Santa Catarina, num percurso nada menos que 150 km. Os trechos que cada um integrante da equipe percorre variam de 3 a 11 km.

A corrida permite que participem atletas de diferentes níveis de condicionamento físico. Os graus de difilcudade do percurso variam de acordo com o terreno, como trilhas na mata, areia fofa de praia e duna, chão batido, asfalto, calçamento, aclives e declives.

O percurso mais temido do revezamento fica quase no final da prova, no Morro do Sertão do Peri, localizado no sul da ilha. Em terreno de chão batido há uma subida íngreme nos primeiros 1.000 metros, atingindo 250 metros de altitude. Após há uma descida bastante árdua, onde a musculatura das pernas é bastante exigida.

O percurso conta com lindas paisagens e a comunidade é bastante acolhedora e educada. Assim, a preocupação com a manutenção do meio ambiente é uma constante.

Os corredores devem ficam sempre atentos, pois o trânsito não é interrompido durante o evento. A mesma recomendação vale para os motoristas dos carros de apoio, que devem conhecer cada ponto do regulamento e seguir as recomendações dos árbitros da prova.

A Eco Floripa Eventos Esportivos, organizadora da prova, foi a primeira empresa do setor a realizar, em 2007, a neutralização dos gases responsáveis pelo efeito estufa, potencialmente emitidos pela competição. Essa atitude continua a cada ano da realização da prova.

A corrida recebeu nos anos de 2007, 2008 e 2009, o título de mais admirada do Brasil, pela Revista O2.

Em 2010, estarão participando da prova 385 equipes, sendo 280 com vagas garantidas e 105 vagas para equipes sorteadas. Em cada categoria há um número máximo de vagas disponíveis. A equipe ao se inscrever para o sorteio deverá definir a categoria definitiva, pois o sorteio será feito de acordo com as vagas disponíveis em cada categoria.

A prova será realizada no dia 24/04/2010.

Fonte: www.voltailha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por passar correndo por aqui! Deixe sua marca, se quiser.