Amigos corredores

sábado, 26 de março de 2011

Índice de Adiposidade Corporal (IAC)




O novo índice para calcular quantidade de gordura corporal se chama Índice de Adiposidade Corporal (IAC). O novo cálculo, que é muito mais preciso que o até então usado Índice de Massa Corporal (IMC), pode vir a substituí-lo.
Ao contrário do IMC, que leva em conta apenas o peso e a altura da pessoa, o IAC considera a altura e a circunferência do quadril. Utilizar a circunferência do quadril é importante, pois ela permite determinar melhor a tendência de uma pessoa a acumular gordura, o que torna este cálculo muito mais exato.
O IAC leva em conta o sexo da pessoa, uma vez que as mulheres tem uma tendência natura de acumular mais gordura na região dos quadris. Além disso, ele desconsidera o peso da massa muscular do indivíduo, o que evita que pessoas musculosas sejam consideradas com sobrepeso.
COMO CALCULAR O IAC?
Para calcular seu IAC, divida a circunferência do quadril pela altura vezes a raiz quadrada da altura. Deste resultado, subtraia 18. Em seguida, compare o número final obtido com a tabela que é usada como base.
TABELA DO IAC
Segundo a tabela do IAC, para pessoas do sexo masculino resultados entre 8 e 20 indicam adiposidade normal, de 21 a 25 indicam sobrepeso e acima de 26 correspondem à obesidade. Já para indivíduos do sexo feminino, os números são de 21 a 32, de 33 a 38 e acima de 39, respectivamente.
Fonte: www.bem-estar.org
* Na barra lateral do blog, acima das calculadoras de ritmo e IMC, há um link para a calculadora de IAC. É só inserir os dados que já aparece o resultado.

Keep running!

3 comentários:

  1. boa madrugada rsrs

    Pois é já estou acordada!
    essa noite perdi o sono e resolvi ficar na net. Então vamos ao assunto.
    Obrigado pela visita ao meu blog, como eu disse eu não sou daquelas exímias corredoras, mas dou meus trotinhos pelo Brasil a fora e tenho ficado cada dia mais animada com a corrida.
    Gostei muito dessa postagem que voce colocou a questão de peso. pois na balança eu estou com 58 kilos, mas visualmente todos dizem que aparento uns 5 kilos a menos. É a massa magra que pesa mais, me sinto muito feliz com o corpo que conquistei após anos tentando. Sabemos que a partir de uma certa idade tudo fica mais dificil, metabolismo lento, comodismo etc tudo isso junto. Ajuda a gente a ganhar peso, não fiquei somente na corrida, fui para a academia e hoje faço também o jump e musculação. Quase não tenho contusões, corro mais animada pois ganhei mais fôlego, e estou como costumo dizer " em lua de mel" comigo mesma. Para uma mulher que era super exigente consigo, isso é um sonho. Mas, não por que me sinto bonita, e sim por que tirei da cabeça os números da balança. Parei de me espelhar no peso e no corpo dos outros e comecei a olhar para a saúde em si. Essas coisas é que fazem cada dia mais a gente se apaixonar pelo esporte. E claro, fazer amigos, aprender com eles, ter novos ideais, objetivos e estar sempre motivado a treinar para participar de uma prova diferente. Enfim, um novo estilo de vida.
    Olha tentei achar a barrinha pra te seguir e ainda não encontrei, deve ser o meu pc que está com algum problema, mas assim que aparecer para mim estarei te seguindo também ok.
    Um grande abraço amigo corredor, bons treinos e ótimas corridas pra voce!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Boa madrugada! rsrs

    Parabéns, Myla, por atingir suas metas e ser uma pessoa melhor.
    Verdade, o peso não é o que conta e sim estar saudável... IMC já era!!

    Um grande abraço e boas corridas para você também!

    ResponderExcluir
  3. néee para voocs tbm !

    ResponderExcluir

Obrigado por passar correndo por aqui! Deixe sua marca, se quiser.